terça-feira, 25 de setembro de 2018

O produto de software e a organização de desenvolvimento



Atualmente, há cada vez mais sistemas controlados por software, fazendo com que a economia de praticamente todos os países seja muito dependente da qualidade dos softwares por eles usados, justificando um investimento significativo nesse setor.


Há alguns anos atrás, desenvolvia-se software de uma maneira completamente artesanal. A partir de uma simples definição dos requisitos do software, partia-se imediatamente para a implementação do mesmo. Hoje em dia, ainda há muitas empresas que desenvolvem software dessa maneira, mas várias outras estão mudando suas formas de trabalho.


A forma artesanal de trabalho, geralmente, não traz grandes problemas para o desenvolvimento de software de pequeno porte, o qual não exige um esforço muito grande de implementação. Porém, para softwares de grande porte, sérios problemas na implementação podem comprometer todo o projeto.


Com o desenvolvimento cada vez maior da tecnologia de hardware e a conseqüente disponibilidade de máquinas cada vez mais potentes e baratas, o uso de computadores tem-se tornado cada vez mais difundido em diversas áreas. Isso tem feito com que aumente a demanda por software cada vez maior e mais complexo. No entanto, a demanda por software tem-se tornado maior que a capacidade do mercado para atendê-la.


Muitos projetos são entregues com um grande atraso, custando muito mais que o inicialmente previsto, sendo não confiáveis, difíceis de manter e/ou não tendo um desempenho satisfatório. Além do mais, na tentativa de se consertar os erros, muitas vezes introduzem-se mais erros. Geralmente, a quantidade de problemas é diretamente proporcional ao aumento da complexidade do software produzido nos dias de hoje. Esses problemas no desenvolvimento de software são conhecidos mundialmente como a “crise de software”. Ou seja, a “crise de software” corresponde à incapacidade da indústria de software de atender prontamente à demanda do mercado de software, dentro dos custos e dos níveis de qualidade esperados.


Desde os anos 1960, quando o termo “crise de software” foi pronunciado pela primeira vez, muitos problemas desta área foram identificados e muitos deles ainda persistem até os dias de hoje, tais como [Gibbs1994]:


Previsão pobre – desenvolvedores não prevêem adequadamente quanto tempo e esforço serão necessários para produzir um sistema de software que satisfaça às necessidades (requisitos) dos clientes/usuários. Sistemas de software são geralmente entregues muito tempo depois do que fora planejado;


- Programas de baixa qualidade – programas de software não executam o que o cliente deseja, conseqüência talvez da pressa para se entregar o produto. Os requisitos originais podem não ter sido completamente especificados, ou podem apresentar contradições, e isto pode ser descoberto muito tarde durante o processo de desenvolvimento;


- Alto custo para manutenção – quando o sistema é construído sem uma arquitetura clara e visível, a sua manutenção pode ser muito custosa;


- Duplicação de esforços – é difícil compartilhar soluções ou reusar código, em função das características de algumas linguagens adotadas, por falta de confiança no código feito por outra pessoa e até mesmo pela ausência/deficiência de documentação das rotinas e dos procedimentos já construídos.


O reconhecimento da existência da crise de software tem provocado uma forte mudança na forma de como as pessoas desenvolvem software de grande porte, visto que o processo de desenvolvimento atual é mais disciplinado do que no passado. Foi proposto que o desenvolvimento de software deixasse de ser puramente artesanal e passasse a ser baseado em princípios de Engenharia, ou seja, seguindo um enfoque estruturado e metódico. Assim, surgiu o termo Engenharia de Software, que se refere ao desenvolvimento de software por grupos de pessoas, usando princípios de engenharia e englobando aspectos técnicos e não-técnicos, de modo a produzir software de qualidade, de forma eficaz e dentro de custos aceitáveis.


Portanto, a Engenharia de Software engloba não apenas o desenvolvimento de programas, mas também toda a documentação necessária para o desenvolvimento, instalação, uso e manutenção dos programas. O temo “ciclo de vida de software” compreende todas as etapas, desde a concepção inicial do software, até a sua implementação, implantação, uso e manutenção, de modo que, ao final de cada uma destas etapas, um ou mais documentos são produzidos.


Engenheiros de software devem adotar uma abordagem sistemática e organizada para seu trabalho e usar ferramentas e técnicas apropriadas, dependendo do problema a ser solucionado, das restrições de desenvolvimento e dos recursos disponíveis. Além das técnicas de especificação e implementação de software, os engenheiros de software devem ter conhecimento também de outras técnicas como, por exemplo, de gerenciamento de software. Dessa forma, aumenta-se a probabilidade de produzir software de grande porte com qualidade, ou seja, software que satisfaça os requisitos do usuário, bem como as expectativas de tempo e de orçamento.


As ODSs (Organizações de Desenvolvimento de Software)[1], com o intuito de minimizar os problemas do desenvolvimento do software, têm geralmente adotado metodologias de desenvolvimento de software. Todavia, os paradigmas metodológicos para desenvolvimento de software têm sido considerados somente em termos de “um método” de análise/projeto/implementação, isto é, um conjunto de conceitos, técnicas e notações. Essa visão elimina os aspectos tecnológicos, contextuais e organizacionais que potencialmente existem dentro de um processo de software.


Os ambientes tradicionais das ODSs geralmente suportam apenas a engenharia do produto, assumindo um processo implícito e tendo como foco principal o produto. Essa visão tem limitado as ODSs no que diz respeito à tomada de decisões, ao estabelecimento e arquivamento de metas organizacionais, à determinação de pontos para melhoria, à estipulação de prazos para entrega de produtos e à obtenção de uma certificação. O capítulo 2 apresenta os aspectos evolutivos das ODSs e seus produtos de software.


De forma geral, pode-se dividir as funções de uma ODS em três grupos principais [Garg1996][2]:


1. Definir, analisar, simular, medir e melhorar os processos da organização;


2. Construir o produto de software;


3. Medir, controlar, modificar e gerenciar os projetos de software.


Estes três grupos são abordados, respectivamente, pela Engenharia de Processo, pela Engenharia de Produto e pelo Gerenciamento de Projeto. O relacionamento entre estes grupos é mostrado na Figura 1.1.












Figura 1.1: Relacionamento entre engenharia de processo, gerenciamento de projeto e engenharia do produto


A engenharia de processo tem como meta a definição e a manutenção dos processos da ODS. Ela deve ser capaz de facilitar a definição, a análise e a simulação de um processo, assim como estar apta a implantá-lo, avaliá-lo, medi-lo e melhorá-lo. A engenharia de processo trata os processos de software de uma forma sistemática com um ciclo de vida bem definido. O capítulo 6 aborda este tema discorrendo sobre qualidade de software, um tema cada vez mais relevante e que engloba avaliação e melhoria contínua dos processos da ODS.


O gerenciamento de projeto tem o objetivo de assegurar que processos particulares sejam seguidos, coordenando e monitorando as atividades da engenharia do produto. Um processo de gerenciamento de projeto deve identificar, estabelecer, coordenar e monitorar as atividades, as tarefas e os recursos necessários para um projeto produzir um produto e/ou serviço de acordo com seus requisitos. Todavia, gerenciar projetos de software é uma atividade complexa devido a uma série de fatores, tais como: dinamicidade do processo, grande número de variáveis envolvidas, exigência de adaptabilidade ao ambiente de desenvolvimento e constantes alterações no que foi planejado. Esses fatores dificultam o trabalho das equipes de desenvolvimento na medição do desempenho dos projetos, na verificação de pontos falhos, no registro de problemas, na realização de estimativas e planejamentos adequados. O capítulo 4 aborda esse tema.


A engenharia do produto é encarregada do desenvolvimento e manutenção dos produtos e serviços de software. A principal figura da engenharia do produto é a metodologia de desenvolvimento, que engloba uma linguagem de representação, um modelo de ciclo de vida e um conjunto de técnicas. Os ambientes tradicionais de desenvolvimento de software têm se preocupado essencialmente com a engenharia do produto, assumindo um processo implícito e tendo como foco o produto. Todavia, a engenharia do produto por si só é insuficiente para suprir as necessidades da ODS e torná-la mais produtiva e adequada às exigências do mercado. O capítulo 3 aborda os modelos de ciclo de vida mais utilizados na engenharia do produto. O capítulo 5 descreve as principais atividades da engenharia de produto.


[1] Uma ODS representa uma organização independente, ou um departamento ou uma unidade dentro de uma organização, que é responsável por desenvolver, manter, oferecer ou operar um produto ou serviço de software ou um sistema de software intensivo [Wang1999].
[2] A Engenharia de Software deve considerar estas funções objetivando a produção de software de maior qualidade e a melhoria do desempenho da ODS, ou seja, torná-la mais produtiva.

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